Com o objetivo de fomentar questões sobre o cotidiano das pessoas com deficiência nos estados do Amazonas, Minas Gerais e São Paulo, a professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Doutora Tatiana da Rocha Barbosa, e o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor Vitor Ribeiro Filho realizam a web conferência “Isolamento social das pessoas com deficiência em tempos de pandemia”. A live será na quinta-feira (15), às 18h, pela plataforma Google Meet.

O evento irá destacar os impactos nas rotinas e o papel do Estado na solução dos problemas. Como parte das discussões, os pesquisadores também abordarão as dificuldades em cumprir o protocolo de recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) diante das barreiras arquitetônicas, sociais e culturais que as pessoas com deficiência enfrentam nas residências e nos demais deslocamentos pela cidade.

“De acordo com o Censo do IBGE (2010) as pessoas com deficiência representavam 23,9% da população brasileira, isto é, de um universo de 190.755.799 indivíduos. Ainda que tenha se passado uma década desde a última análise, não podemos menosprezar os dados supracitados”, salientou a Doutora Tatiana Barbosa. A professora destaca ainda que os dados divulgados consistem em uma ferramenta a mais para analisar como é a vida diária das pessoas com deficiência em tempos de pandemia da Covid-19.

A live conta ainda com a participação do professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Mestre Adriano Reis de Paula e Silva, da Arquiteta da Prefeitura de São Paulo, Mestre Silvana Cambiaghi e da Fisioterapeuta e Educadora Física de Uberlândia, Especialista Luciana Rodrigues Batista.

A web conferência é uma realização do curso de Licenciatura em Geografia de Parintins, do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional – LAPUR e do Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, e acontecerá via Google Meet

Categorias: Serviços

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *