A Gestão Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participou nesta sexta-feira (22/01), da Reunião Extraordinária Virtual da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas, através do aplicativo Zoom, para tratar de assuntos relacionados à possibilidade da Criação de Consórcio Público para Aquisição Direta de Vacinas.

O objetivo da reunião é apresentar ao Governo do Amazonas na próxima semana, um indicativo para a constituição de um consórcio público junto às prefeituras do interior e outros poderes para a aquisição da imunização contra a Covid-19, incluindo a Sputnik V que, segundo os criadores, tem 92% eficácia.

Na oportunidade, o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, destacou que é preciso a aprovação de uma legislação emergencial para que se possa tratar a aquisição das vacinas de forma rápida e mais ampla, visando a imunização do maior número possível de pessoas no Amazonas.

“Existem recursos para a compra das vacinas. Precisamos ampliar esse diálogo para adquiri-las o mais rápido possível, tendo em vista que existem prerrogativas para isso. Trata-se de uma questão de logística, planejamento e política. Essa reunião tem valor histórico e é muito importante para que possamos buscar soluções. Essa soma de esforços fará com que ganhemos velocidade para atender a população no geral. É a garantia de saúde para todos como determina a constituição”, disse o Reitor.

Cleinaldo revelou ainda que ofereceu ao Governo do Amazonas, via protocolo, uma proposta de Plano Estratégico para Vacinação no Estado. “Gostaríamos que as Secretarias de Saúde sentassem com as universidades para dialogar. Lembrando que esse esforço conjunto é entre UEA, UFAM e IFAM, ou seja, as instituições querem contribuir com a formação e expertise nesse cenário. Esse plano vem no sentido de ajudar em todas as dificuldades. É muito importante ouvir a ciência”, enfatizou.

A reunião foi solicitada pela deputada, Dra. Mayara Pinheiro Reis, Presidente da Comissão de Saúde e Previdência. Além do Reitor da UEA, participam da reunião a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Paula Gomes Mourão e Procurador Jurídico da UEA, David Xavier.

Texto: Gerson Freitas/ASCOM UEA

Categorias: covid-19