Essa ação é realizada por um grupo de profissionais da UEA e de outras instituições locais para oferecer atendimento orientativo frente ao surto epidêmico do COVIS-19 a profissionais de saúde, pacientes e a sociedade, onde temos pessoas em quarentena, em situação de isolamento domiciliar, pacientes em condições especiais de saúde, pacientes idosos ou com comorbidades e a população em geral.
Em epidemias, habitualmente enfatizam-se e os preparativos de vigilância epidemiológica, vacinas e medicamentos, bem como o impacto e o ônus econômico. No entanto, é preciso ainda que se considere os impactos na saúde mental e na condição social das populações.
Nesse contexto, foram produzidos materiais informativos, agendas de atendimento, manuais, vídeos baseados, principalmente, nas lições aprendidas em outros países e disponíveis nas plataformas que reúnem as mais relevantes e recentes publicações científicas considerando que em situações de emergência o prazo é sempre imediato.
O atendimento é oferecido por uma linha direta em um Plantão Psicológico por chamada telefônica e pelo Chatbot para apoiar na manutenção da saúde mental dos cidadãos durante este surto oferecendo serviços voltados para 3 propósitos: 1- Informação – disponibilizar dados corretos e claros de fontes oficiais e sustentados cientificamente; 2 – Aconselhamento Psicológico – modalidade de intervenção centrada na facilitação e expressão dos sentimentos, pensamentos e conflitos, bem como alternativas para lidar com eles; 3 – Encaminhamento – em caso de risco iminente, encorajar a pessoa a procurar seu serviço de referência (cuidado de condição clínica) ou unidade sanitária de referência (em caso de sintomas Covid-19).
#UEAJUNTOSSOMOSMAISFORTES
Instituições Parceiras: Instituto Leônidas & Maria Deane – ILMD Fiocruz Amazônia; Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM; e Conselho Regional de Psicologia – CRP.
Formas de Acesso
Formas de Acesso: Ligação Telefônica de acordo com a Agenda de Atendimento a seguir e por meio do CHATBOT com o aplicativo SASI disponíveis a seguir.
Acesso por meio da plataforma Sasi

SASI para Android
Agenda de Acolhimento Semanal



Como explicar sobre o Coronavírus para crianças?
Materiais digitais Saúde Mental 1º relatório – COVID 19: Produzir materiais informativos sobre saúde mental, no formato digital, para ampla divulgação entre a comunidade acadêmica e nas redes sociais institucionais da UEA. Divulgar informações e orientações da OMS e MS para a saúde mental em tempos de Covid-19. Data de início: 23/03/2020
Acolhimento Psicológico 1º relatório – COVID 19: O Acolhimento Psicológico objetiva disponibilizar escuta qualificada para a comunidade
acadêmica e a população em geral nas questões emocionais relacionadas ao impacto do isolamento e distanciamento social em tempos de covid-19.
Data de início: 25/03/2020
UEA publica estudo inédito de estratégias emergenciais de saúde mental durante a pandemia
Plano de Contingência da Covid-19 – Disponibilizar voluntariamente serviços psicológicos adequados no combate à pandemia do Covid-19, utilizando-se majoritariamente das plataforma virtuais para orientar e intervir conforme competência profissional.
Acolhimento Psicológico 2º Relatório – COVID 19 O Acolhimento Psicológico objetiva disponibilizar escuta qualificada para a comunidade
acadêmica e a população em geral nas questões emocionais relacionadas ao impacto do isolamento e distanciamento social em tempos de covid-19.
Data de início: 13/04/2020
Materiais digitais de Saúde Mental_ 2º relatório_COVID 19: Produção de materiais digitais/informativos
Acolhimento Psicológico_3º relatório COVID 19: Objetiva disponibilizar escuta qualificada e pontual para a comunidade acadêmica e a qualquer pessoa, que dela necessite, nas questões emocionais relacionadas ao impacto do isolamento e distanciamento social em tempos de covid-19. Data de início: 04/05
Materiais digitais Saúde Mental 3º relatório COVID 19: Produzir materiais informativos sobre saúde mental, no formato digital, para ampla divulgação entre a comunidade acadêmica e nas redes sociais institucionais da UEA. Divulgar informações e orientações da OMS e MS para a saúde mental em tempos de Covid-19.
Acolhimento Psicológico 4º relatório COVID 19: Objetiva disponibilizar escuta qualificada para a comunidade acadêmica e a população em geral nas questões emocionais relacionadas ao impacto do isolamento e distanciamento social em tempos de covid-19. Data de início: 01/06
Materiais digitais Saúde Mental 4º relatório_COVID 19: Produzir materiais informativos sobre saúde mental, no formato digital, para ampla divulgação entre a comunidade acadêmica e nas redes sociais institucionais da UEA. Divulgar informações e orientações da OMS e MS para a saúde mental em tempos de Covid-19. Data de início: 05/06/2020
UEA encerra serviço de Acolhimento Psicológico
